Hoje vamos falar sobre: Fécula de mandioca! Queridinha dos nutricionistas, a fécula de mandioca é a base de todas as nossas receitas, também conhecida por outros nomes como: goma, amido de mandioca e polvilho

A fécula de mandioca é um produto de base amiláceo (que contém ou se constitui de amido ou similar)  extraído da mandioca e classificado de acordo com o seu teor de acidez, podendo ser doce ou azedo. Os dois são obtidos da mesma forma, porém, o azedo sofre uma fermentação após a etapa de decantação da fécula e antes da secagem, o que torna o polvilho azedo um amido modificado. 

A cor da fécula de mandioca é um indicativo para sua qualidade, através da cor identificamos sua “ïdade” e nível de limpeza da mandioca. 

A fécula de mandioca pode ser usada de diversas maneiras e funções, como dar liga a caldos e molhos, atribuir crocância a carnes e peixes empanados e além disso, servir de base para bolos, biscoitos e pães. 

Por não possuir glúten em sua composição, é uma ótima opção para quem deseja ter uma alimentação saudável e balanceada.

BENEFÍCIOS DA FÉCULA DE MANDIOCA

A fécula de mandioca tem um papel importante na proteção e desenvolvimento dos ossos. Como fonte de vitamina K, cálcio e ferro, a fécula cuida da densidade mineral óssea, sendo um grande aliado para aqueles que sofrem de osteoporose.  

O alto teor de ferro é imprescindível para a saúde do sangue. Junto ao cobre, que também está presente, impede o corpo de desenvolver anemia e outras doenças relacionadas. 

A vitamina K, auxilia no funcionamento do sistema neurológico, mantém as vias neurais ativas e livres de radicais que causam danos aos tecidos do cérebro o que diminui as chances de desenvolver o mal de Alzheimer. 

Como possui uma grande taxa de carboidratos, a fécula é o combustível perfeito para o corpo. Não possui gorduras saturadas e nem colesterol. 

Vem acompanhar nosso Blog de Dicas! Você já conhece nossos produtos? Tem uma dica em especial que quer saber? Vem contar pra gente!!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.