A Truta é um salmonídeo, ou seja, podemos dizer que é uma prima do salmão. É um peixe com escamas, originário do hemisfério norte, Estados Unidos e Canadá, tendo sido, no entanto, introduzida em todos os continentes. No Brasil, a criação de Truta começou no fim da década de 40, graças à sua ótima adaptação aos rios dos planaltos das regiões Sudeste e Sul, especialmente nas frias corredeiras, rios e riachos de regiões montanhosas. A Truta que serve de base para a maioria das receitas LUIZES Pastas e Molhos é criada em trutários na Serra da Mantiqueira nos arredores de Penedo, na Serrinha do Alambari , Itamonte e Visconde de Mauá.

Os salmonídeos são um espécie que nasce em águas doces e mais tarde migram ao mar, retornando as águas de nascença apenas para a reprodução e desova. A Truta, no entanto, não é um salmonídeo que migra, por isso é chamado de “landlocked”, cumprindo seu ciclo de vida completo em água doce.

Os tipos de Truta

Existem três espécies de Trutas: a prateada, a arco-íris e a marisca. A Truta arco-íris, espécie utilizada nas receitas LUIZES Pastas e Molhos, recebe este nome porque pode assumir uma variada gama de cores e tons, que variam de acordo com fatores como ambiente, tamanho do peixe e sua maturidade sexual. No Brasil essa espécie costuma atingir cerca de 50 cm e no máximo 3 kg.

As propriedades nutricionais das Trutas

A carne da Truta é rica em ácidos graxos, ômega-3, vitaminas, fósforo e cálcio, além de ter um índice de proteínas mais alto do que o da carne bovina. Possui um baixo teor de calorias, por isso é bastante recomendada para dietas de emagrecimento. Como parâmetro, 100 gramas de Truta possuem 30 calorias a menos que um copo de suco de laranja.

Os principais nutrientes da Truta – Cálcio, Fósforo, Ômega 3, Potássio, Selênio e Vitamina A – atuam na saúde de ossos e dentes, favorecem a regeneração de tecidos e auxiliam em processos digestivos e nas contrações musculares. Além de todas as vantagens nutricionais da Truta, vale citar que ela é um peixe de carne tenra, paladar suave que harmoniza muito bem com vinhos e cervejas leves.